sábado, 19 de janeiro de 2019

Atendimento psicológico online


O Conselho Federal de Psicologia publicou a Resolução CFP nº 11/2018 que amplia a possibilidade de atendimento psicológico por meio de tecnologias de informação e comunicação. Assim, psicólogos autorizados pelo CFP para isso, podem oferecer atendimento psicológico também através dos recursos tecnológicos, como chamadas de vídeo, mensagens de voz ou texto, por exemplo pelo whatsapp, Messenger ou Skype. Somente psicólogos que realizarem cadastro e solicitarem autorização do Conselho Federal de Psicologia poderão oferecer o serviço. Para consultar quais psicólogos estão habilitados e autorizados pelo CFP a oferecer o atendimento online, basta acessar o site https://e-psi.cfp.org.br.
O atendimento psicológico online seguirá as mesmas diretrizes do tratamento no consultório, sendo baseado na fundamentação da ciência, na legislação e nos parâmetros éticos da profissão, sigilo profissional, tendo a mesma duração e valor do atendimento no consultório. O profissional poderá realizar o atendimento no seu consultório e o paciente poderá estar em sua residência recebendo o mesmo atendimento, sem necessitar deslocamento para a consulta. Será de grande valia principalmente para pessoas que tenham alguma dificuldade de locomoção ou aquelas que já estavam em tratamento e mudaram de cidade, podendo continuar o tratamento com o mesmo profissional. Mas também poderá ser feito atendimento online para quaisquer pessoas que, devido à correria do dia a dia, falta de tempo, que residam a uma maior distância do consultório ou que prefiram receber o atendimento na sua própria casa.
Esse tipo de atendimento vem de encontro às novas formas de comunicação, tecnologia e interação, sendo uma boa alternativa e facilitando o acesso das pessoas à terapia. Assim como no atendimento padrão em consultório, é importante sempre buscar informações sobre o profissional que seja de confiança e saber se ele está habilitado pelo seu Conselho Profissional para a realização do seu trabalho.

Nenhum comentário: