O Conselho
Federal de Psicologia publicou a Resolução CFP nº 11/2018 que amplia a
possibilidade de atendimento psicológico por meio de tecnologias de informação
e comunicação. Assim, psicólogos autorizados pelo CFP para isso, podem oferecer
atendimento psicológico também através dos recursos tecnológicos, como chamadas
de vídeo, mensagens de voz ou texto, por exemplo pelo whatsapp, Messenger ou
Skype. Somente psicólogos que realizarem cadastro e solicitarem autorização do
Conselho Federal de Psicologia poderão oferecer o serviço. Para consultar quais
psicólogos estão habilitados e autorizados pelo CFP a oferecer o atendimento
online, basta acessar o site https://e-psi.cfp.org.br.
O atendimento
psicológico online seguirá as mesmas diretrizes do tratamento no consultório,
sendo baseado na fundamentação da ciência, na legislação e nos parâmetros éticos
da profissão, sigilo profissional, tendo a mesma duração e valor do atendimento
no consultório. O profissional poderá realizar o atendimento no seu consultório
e o paciente poderá estar em sua residência recebendo o mesmo atendimento, sem
necessitar deslocamento para a consulta. Será de grande valia principalmente
para pessoas que tenham alguma dificuldade de locomoção ou aquelas que já
estavam em tratamento e mudaram de cidade, podendo continuar o tratamento com o
mesmo profissional. Mas também poderá ser feito atendimento online para quaisquer
pessoas que, devido à correria do dia a dia, falta de tempo, que residam a uma maior
distância do consultório ou que prefiram receber o atendimento na sua própria
casa.
Esse tipo de atendimento
vem de encontro às novas formas de comunicação, tecnologia e interação, sendo
uma boa alternativa e facilitando o acesso das pessoas à terapia. Assim como no
atendimento padrão em consultório, é importante sempre buscar informações sobre
o profissional que seja de confiança e saber se ele está habilitado pelo seu
Conselho Profissional para a realização do seu trabalho.
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